Mato Grosso tem RUMO. Mato Grosso tem PROGRESSO. Mato Grosso tem PREVENÇÃO. Luta contra a malária, clique aqui para saber mais.
Com a chegada das chuvas, torna-se mais comum o avistamento de animais silvestres nas áreas próximas às obras, pois muitos se reproduzem nesta época e se deslocam em busca de abrigo, alimento e locais para cuidar dos filhotes. Para manter a segurança tanto dos trabalhadores quanto da fauna algumas medidas simples podem ser adotadas.
A médica veterinária Bruna Alcântara, integrante da equipe de execução do resgate de fauna da Prosul, destaca a importância do trabalho de resgate e manejo de animais para a prevenção da fauna local e para a segurança dos colaboradores.
“Devido às chuvas, muitas espécies se reproduzem por ser uma época de abundância de alimentos, com isso o número de animais resgatado será maior e consequentemente tornando o resgate algo benéfico para fauna local. Algumas dificuldades nas nossas atividades ocorrem em áreas de alagados, riachos, córregos e rios que nesse período tem um aumento em seu volume, dificultando o afugentamento dos animais”.
A bióloga Mirian Silva, integrante da equipe de execução do resgate de fauna da Prosul, o período chuvoso traz um aumento significativo na quantidade de animais e é necessário redobrar a atenção nas vistorias antes, durante e depois de qualquer atividade”.
Entre as principais estratégias que podem ajudar a evitar a presença desses animais em áreas de atividade, destacam-se: 1- Instalação de barreiras físicas em áreas de vivência, cercando tendas e estruturas de apoio 2-Manter portas e janelas fechadas, especialmente em áreas de estoque e almoxarifados, para evitar a entrada 3-Cuidar dos itens pessoais, mantendo EPIs e mochilas suspensos do chão 4- Iluminação adequada, que ajuda a desencorajar a presença de animais noturnos.
Além do aumento de avistamentos, é comum encontrar filhotes no chão ou aparentemente sozinhos. Nestes casos, a recomendação é observar antes de agir.
Filhotes de aves, por exemplo, muitas vezes estão no solo apenas temporariamente, enquanto aprendem a voar. Veja as orientações:
– Observe a situação: Verifique se o animal está realmente em perigo ou se apenas passa por uma fase normal de desenvolvimento.
– Não interfira diretamente: Deixe o animal onde está e mantenha distância. Os pais podem estar por perto e cuidando dele.
– Verifique possíveis ferimentos: Se o animal parecer ferido, acione a equipe de meio ambiente, que é responsável pelo resgate da fauna.
– Acione profissionais habilitados: Ao avistar qualquer animal, solicite a avaliação da equipe de Meio Ambiente para determinar o melhor encaminhamento.
A implementação dessas práticas ajuda a reduzir a interação entre a fauna e a área de construção, preservando a segurança de todos e promovendo o bem-estar dos animais silvestres.