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Ferrovia Estadual
Senador Vicente Emílio Vuolo

A demanda por transporte de grãos e produtos industrializados no centro do país vem crescendo e será beneficiada com uma malha ferroviária moderna e capaz de escoar com mais eficiência a produção da região.

A Ferrovia de Mato Grosso

Um projeto robusto que vai conectar o Estado de Mato Grosso e toda a região Centro Oeste ao país e ao mundo, transformando a logística ferroviária brasileira.

Uma iniciativa inovadora e um marco para a história de Mato Grosso, o contrato de autorização para construção da Primeira Ferrovia Estadual do Brasil foi assinado em 2021 pelo Governo do Estado de Mato Grosso e a Rumo.

No total serão 743 km de ferrovia, construídos com 100% de investimento privado. A Ferrovia que se chamará Senador Vicente Emílio Vuolo vai passar por 16 municípios, entre Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, com um ramal para Cuiabá. Tudo interligado ao Porto de Santos.

Reduzir as distâncias com grandes obras, realizadas de maneira sustentável e eficiente, faz parte da missão e do propósito da Rumo. Queremos movimentar o país com nossa logística moderna e eficiente.

A Ferrovia de Mato Grosso vai permitir uma significativa redução de emissões de carbono, garantindo a qualidade do meio ambiente, que gera preservação da fauna e da flora e qualidade de vida para todas as comunidades.

O projeto já contratou quase 5 mil colaboradores, movimentando toda a economia do Estado de Mato Grosso. Até o final das obras serão gerados 180 mil empregos diretos e indiretos.

A obra pioneira no país, autorizada pelo Governo de Mato Grosso, está inserida no Novo PAC do Governo Federal e também tem o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Federação da Indústria de MT (FIEMT), da Fecomércio MT, da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), dos Sindicatos Rurais de Campo Verde, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, entre outros, além da Associação Mato-grossense dos Municípios, e de cinco universidades do Estado de Mato Grosso.

O Projeto | Rumo

Estudo de
alternativas de
traçado

Para projetar o melhor traçado para a ferrovia no estado de Mato Grosso, a Rumo realizou estudos com base em análises multicritérios, aerolevantamentos, utilização de tecnologia LIDAR e NIR e verificações em campo.

Foram priorizados locais que reduzam o impacto em áreas de conservação ambiental e em áreas urbanizadas, analisando os aspectos construtivos, de eficiência energética e segurança operacional.

Potencial dinamizador da obra

O movimento como forma de evolução. Ao longo do Projeto, a obra irá
gerar novos e significativos postos de trabalho.

Empregos diretos

O Projeto | Rumo

105 mil

Empregos indiretos

O Projeto | Rumo

41 mil

Empregos induzidos

O Projeto | Rumo

40 mil

Ganhos do Projeto

  • O Projeto | Rumo

    Geração de novos empregos e efeitos
    propagados na economia

  • O Projeto | Rumo

    Redução de acidentes nas rodovias

  • O Projeto | Rumo

    Ganho na cadeia de suprimentos

  • O Projeto | Rumo

    Aumento do recolhimento
    de impostos

  • O Projeto | Rumo

    Compromissos com os ODS da ONU

  • O Projeto | Rumo

    Redução da emissão de CO2

  • O Projeto | Rumo

    Eficiência energética

  • O Projeto | Rumo

    Viabiliza logística para novos produtos
    chegarem na região