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Ferrovia Estadual
Senador Vicente Emílio Vuolo

A demanda por transporte de grãos e produtos industrializados no centro do país vem crescendo e será beneficiada com uma malha ferroviária moderna e capaz de escoar com mais eficiência a produção da região.

O Projeto

A ferrovia estadual Senador Vicente Emílio Vuolo está em construção no Estado de Mato Grosso com investimento 100% privado. A nova ferrovia terá 743 quilômetros e vai conectar os municípios de Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde ao mundo todo. Será um avanço significativo para o desenvolvimento da região.

Em um ano, as obras da ferrovia já empregaram mais de mil trabalhadores. E vem muito mais por aí. Até a conclusão do projeto serão mais de 180 mil empregos diretos e indiretos.

Neste ano, em parceria com a FIEMT e IEL, o projeto vai oferecer 4 mil vagas de qualificação para formar profissionais para trabalhar na construção da ferrovia.

Os trilhos vão possibilitar que toda produção do agro e da indústria de Mato Grosso cresça e chegue a outros países, afinal, a nova ferrovia traz uma logística eficiente, sustentável e competitiva.

Estão conosco, em apoio a este projeto, o Governo de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Federação da Indústria de Mato Grosso (FIEMT), a Fecomércio MT, a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), os Sindicatos Rurais de Campo Verde, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, entre outros, além da Associação Mato-grossense dos Municípios. Entre as universidades, temos conexão com UFMT, UNIC e UNIVAG.

Entre nossos parceiros estão: Consórcio FLRV, Rívoli, IDG Engenharia, Franciscon, entre outros.

O Projeto | Rumo

Estudo de
alternativas de
traçado

Para projetar o melhor traçado para a ferrovia no estado de Mato Grosso, a Rumo realizou estudos com base em análises multicritérios, aerolevantamentos, utilização de tecnologia LIDAR e NIR e verificações em campo.

Foram priorizados locais que reduzam o impacto em áreas de conservação ambiental e em áreas urbanizadas, analisando os aspectos construtivos, de eficiência energética e segurança operacional.

Potencial dinamizador da obra

O movimento como forma de evolução. Ao longo do Projeto, a obra irá
gerar novos e significativos postos de trabalho.

Empregos diretos

O Projeto | Rumo

105 mil

Empregos indiretos

O Projeto | Rumo

41 mil

Empregos induzidos

O Projeto | Rumo

40 mil

Ganhos do Projeto

  • O Projeto | Rumo

    Geração de novos empregos e efeitos
    propagados na economia

  • O Projeto | Rumo

    Redução de acidentes nas rodovias

  • O Projeto | Rumo

    Ganho na cadeia de suprimentos

  • O Projeto | Rumo

    Aumento do recolhimento
    de impostos

  • O Projeto | Rumo

    Compromissos com os ODS da ONU

  • O Projeto | Rumo

    Redução da emissão de CO2

  • O Projeto | Rumo

    Eficiência energética

  • O Projeto | Rumo

    Viabiliza logística para novos produtos
    chegarem na região