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A demanda por transporte de grãos e produtos industrializados no centro do país vem crescendo e será beneficiada com uma malha ferroviária moderna e capaz de escoar com mais eficiência a produção da região.
A ferrovia estadual Senador Vicente Emílio Vuolo está em construção no Estado de Mato Grosso com investimento 100% privado. A nova ferrovia terá 743 quilômetros e vai conectar os municípios de Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde ao mundo todo. Será um avanço significativo para o desenvolvimento da região.
Em um ano, as obras da ferrovia já empregaram mais de mil trabalhadores. E vem muito mais por aí. Até a conclusão do projeto serão mais de 180 mil empregos diretos e indiretos.
Neste ano, em parceria com a FIEMT e IEL, o projeto vai oferecer 4 mil vagas de qualificação para formar profissionais para trabalhar na construção da ferrovia.
Os trilhos vão possibilitar que toda produção do agro e da indústria de Mato Grosso cresça e chegue a outros países, afinal, a nova ferrovia traz uma logística eficiente, sustentável e competitiva.
Estão conosco, em apoio a este projeto, o Governo de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Federação da Indústria de Mato Grosso (FIEMT), a Fecomércio MT, a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), os Sindicatos Rurais de Campo Verde, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, entre outros, além da Associação Mato-grossense dos Municípios. Entre as universidades, temos conexão com UFMT, UNIC e UNIVAG.
Entre nossos parceiros estão: Consórcio FLRV, Rívoli, IDG Engenharia, Franciscon, entre outros.
Para projetar o melhor traçado para a ferrovia no estado de Mato Grosso, a Rumo realizou estudos com base em análises multicritérios, aerolevantamentos, utilização de tecnologia LIDAR e NIR e verificações em campo.
Foram priorizados locais que reduzam o impacto em áreas de conservação ambiental e em áreas urbanizadas, analisando os aspectos construtivos, de eficiência energética e segurança operacional.
O movimento como forma de evolução. Ao longo do Projeto, a obra irá
gerar novos e significativos postos de trabalho.
105 mil
41 mil
40 mil
Geração de novos empregos e efeitos
propagados na economia
Redução de acidentes nas rodovias
Ganho na cadeia de suprimentos
Aumento do recolhimento
de impostos
Compromissos com os ODS da ONU
Redução da emissão de CO2
Eficiência energética
Viabiliza logística para novos produtos
chegarem na região