Mato Grosso tem RUMO. Mato Grosso tem PROGRESSO. Mato Grosso tem PREVENÇÃO. Luta contra a malária, clique aqui para saber mais.
A 14ª Mensal de Segurança do Projeto Ferrovia de Mato Grosso, a primeira do ano, reuniu cerca de 70 pessoas no Tezla Hotel, em Primavera do Leste, no dia 5 de fevereiro. O encontro foi marcado por reflexões sobre os resultados alcançados, expectativas para 2024 e reforço na cultura de segurança.
A gerente de Segurança do Projeto, Isabella Vieira, abriu a reunião destacando a importância da prevenção. “Temos que fazer deste ano, um ano sem acidentes, esse é o maior recado”, enfatizou.
Os participantes discutiram a necessidade de vigilância e responsabilidade com foco em consolidar as boas práticas de segurança. Para 2025, a expectativa é de um ano com mais energia e engajamento, incluindo a expansão de programas para toda a vice-presidência e o início das inspeções já em fevereiro.
A reunião também trouxe um balanço sobre ocorrências e lições aprendidas. Além disso, as metas de segurança para o ano foram revisadas, com ênfase na prevenção de acidentes fatais e lesões menores.
O gerente executivo Harley Silva destacou o trabalho realizado e os desafios futuros. “Eu queria agradecer pelo ano que tivemos. Não é fácil. Chegamos a um pico de 5.500 pessoas, e o trabalho que nós fazemos é desafiador. E conseguimos avançar muito”.
Silva citou o trabalho das empresas parceiras: “O time da Franciscon Infraestrutura, sob a liderança do Felipe Seibert, fez um baita trabalho, e isso foi visto ao longo do ano. O time da Construtora A.Gaspar, também enfrentou desafios, e seguimos aprendendo juntos até hoje. Mas quando vejo as apresentações do gerente Márcio Guimarães e o trabalho que vêm fazendo, fico feliz com a evolução que alcançamos. E um desafio ainda maior está com a Engenheira de Segurança do Trabalho. Darleia Moreira do Consórcio Construtor FLRV, tem um grande desafio pela frente, e confiamos muito no trabalho que vem desenvolvendo. Essas três empresas que citei – Franciscon Infraestrutura, A.Gaspar e a equipe do Consórcio FLRV– são referências. E quero destacar que, para a minha executiva, essas empresas precisam ser um modelo para todas as outras que estão chegando e construindo essa jornada junto conosco”, afirmou.
O gerente executivo Henrique Domingues reforçou a necessidade de integrar a segurança em todas as etapas do trabalho. “A segurança tem que estar dentro do planejamento da obra, tem que estar dentro da gestão da obra, senão a coisa não vem naturalmente”, pontuou.
Com um ano desafiador pela frente, o compromisso com a segurança segue como prioridade para todos os envolvidos no projeto.