Logo | Rumo logística

Mato Grosso tem RUMO. Mato Grosso tem PROGRESSO. Mato Grosso tem PREVENÇÃO. Luta contra a malária, clique aqui para saber mais.

Avançam as obras do Viaduto Vegetado | Rumo

Avançam as obras do Viaduto Vegetado

No Dia Nacional de Defesa da Fauna, comemorado em setembro,  a Ferrovia de Mato Grosso (FMT) se destaca por suas ações inovadoras para a conservação da biodiversidade do Cerrado, um dos biomas mais importantes do Brasil. O projeto FMT, localizado integralmente nesse bioma, visa minimizar os impactos ambientais através dos Programas de Proteção à Fauna durante a construção e operação da ferrovia.

Entre as principais medidas, estão os 155 sistemas de transposição de fauna, que incluem passagens para animais terrestres e arborícolas. Um marco é o viaduto vegetado em Poxoréu, o primeiro de MT, com 27 metros de comprimento e 20 metros de largura, projetado para conectar paisagens e permitir a travessia segura dos animais sem interferir no fluxo ferroviário. 

Segundo a auditora ambiental, Maiara Miguel, “essa iniciativa representa um importante compromisso de integração entre a infraestrutura ferroviária e a conservação ambiental. O viaduto vegetado é uma estrutura que promove conectividade do habitat, servindo como um corredor ecológico para a fauna local. Além disso, o primeiro viaduto vegetado de Mato Grosso não é apenas uma obra de engenharia; é um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável entre o desenvolvimento e a proteção da biodiversidade.”

Essas ações visam reduzir a mortalidade da fauna e garantir a sustentabilidade do Cerrado, reforçando o compromisso da FMT com a proteção de um dos biomas mais ricos em biodiversidade do Brasil.

Confira mais sobre o viaduto vegetado: