Mato Grosso tem RUMO. Mato Grosso tem PROGRESSO. Mato Grosso tem PREVENÇÃO. Luta contra a malária, clique aqui para saber mais.
O Projeto Ferrovia de Mato Grosso (FMT) segue avançando com importantes marcos em sua execução.
De acordo com Danillo Silva, coordenador de superestrutura, devido aos grandes volumes que o projeto FMT apresenta, um dos maiores desafios é a entrega logística dos materiais de superestrutura ferroviária. A equipe FMT envolve um planejamento detalhado entre diferentes setores da companhia, reduzindo os riscos, com atenção especial à segurança, sustentabilidade e cumprimento dos prazos.
“Desenvolvemos um sistema eficiente e eficaz para recebimento de materiais, executamos 10,8 km de via férrea com o objetivo de ter praticidade no recebimento de materiais de superestrutura pelo modal ferroviário, hoje já estamos em operação com um trem de serviço de lastro ferroviário com 56 vagões e capacidade de transporte de 3696 toneladas por ciclo, com descarga de 6 minutos por vagão em nossa ponte falsa”
No dia 16 de dezembro, recebemos o segundo carregamento de trilhos de barras curtas, totalizando 1.520 barras de 24 metros cada. A operação de descarga foi concluída em dois dias, com um dia de antecedência, e levou o estoque para 3.040 barras, equivalente a cerca de 73 mil metros de trilhos.
Tiago Palopoli, coordenador de superestrutura destaca, “o recebimento e descarga do trilheiro é importante para abastecer o estoque para início da execução dos trilhos longos soldados, que serão confeccionados no estaleiro no primeiro semestre de 2025. Outro ponto bastante relevante é cumprir o planejamento de retirada dos trilhos barra curta do estoque do porto de Santos. Em 2024 chegaram 24 mil toneladas no porto de Santos, que vieram em dois navios, restando ainda em torno de 17 mil toneladas a serem retiradas até o final de março de 2025.”