Logo | Rumo logística

Mato Grosso tem RUMO. Mato Grosso tem PROGRESSO. Mato Grosso tem PREVENÇÃO. Luta contra a malária, clique aqui para saber mais.

Colaboradores de Canteiros de Obras participam de Diálogo de Combate às Drogas e ao Alcoolismo em Rondonópolis – MT | Rumo

Colaboradores de Canteiros de Obras participam de Diálogo de Combate às Drogas e ao Alcoolismo em Rondonópolis – MT

Dinâmica realizada no canteiro de obras do consórcio FLRV

No dia 20 de fevereiro foi celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data é importante para conscientizar sobre os danos e as doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso de entorpecentes podem causar à saúde.

Banner sendo colado em um dos quadros de gestão à vista dos canteiros

Cerca de 90 colaboradores dos canteiros de obras do Projeto da Ferrovia Estadual das empreiteiras Rivoli, Consórcio FLRV e Construtora A.Gaspar participaram do Diálogo Diário de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Esses encontros são fruto de uma parceria entre as empreiteiras, a Rumo e a Prosul, em conformidade com o Programa de Apoio aos Serviços de Saúde e o Programa de Educação Ambiental para trabalhadores. Para a conscientização foram usadas dinâmicas que simulam o uso de álcool em todas as oportunidades.

Antônio Adalberto, enfermeiro do consórcio FLRV, fala sobre conscientização à colaboradores

De acordo com o enfermeiro do Consócio FLRV, Antônio Adalberto Lima, alguns sinais podem ser um alerta de dependência, como o consumo excessivo e frequente, a incapacidade de controle, tentativas frustradas de reduzir ou parar de beber, sintomas de abstinência ou fissura e o abandono de atividades que geram prazer por conta do consumo de álcool ou drogas.

“É muito importante que diante desses sinais a pessoa procure ajuda especializada para realizar tratamento. Temos uma parceria com o SESI que faz o acolhimento com uma equipe multiprofissional, que analisa os casos e oferece um plano terapêutico que pode ser individual ou em grupo, com consultas com psicólogo e psiquiatra e acompanhamento medicamentoso, quando indicado”, explicou Adalberto.

No caso das bebidas alcóolicas, o profissional ressalta ainda que para perceber se o consumo está além do social, é importante observar se o álcool está afetando as relações pessoais, profissionais e também a saúde.

São muitas as consequências do consumo excessivo de álcool. Entre as consequências estão doenças como cirrose, câncer, depressão, ansiedade, entre muitas outras.

Dinâmica realizada no canteiro de obras da A.Gaspar

Onde procurar ajuda

A dependência de substâncias como álcool e outras drogas é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Rondonópolis, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e as unidades de saúde oferecem orientação para o tratamento.

O CAPS AD em Rondonópolis fica localizado na R. Bochnia -, nº 440, no bairro Jardim Belo Horizonte.

Para ter acesso ao serviço basta ir até um dos locais com documentos pessoais e cartão SUS. Não é necessário agendar horário.
Já para atendimento de emergência deve-se buscar o Hospital Regional Irmã Elza Giovanella ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Rondonópolis, e o Hospital Municipal Padre Johannes Berthold Henning, em Juscimeira, para receber os cuidados iniciais, e posteriormente ser encaminhado para os serviços de referência.