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No dia 17 de fevereiro, a conclusão do “empurre” da ponte sobre o Rio Vermelho representou um marco fundamental para o avanço das obras da Ferrovia de Mato Grosso (FMT). Com 460 metros de extensão e 12 vãos que variam entre 35 e 40 metros, a estrutura metálica impressiona pela robustez e engenharia de ponta.
O projeto utiliza um método construtivo inovador e pouco difundido no Brasil, dominado por poucas empresas no país. A técnica consiste na pré-montagem da estrutura na retaguarda, que é deslocada gradualmente por meio de macacos hidráulicos acoplados a cordoalhas, permitindo um avanço controlado. Esse processo reduz significativamente o trabalho embarcado, minimiza a necessidade de guindastes e balsas e torna o ambiente de trabalho mais seguro e otimizado em termos de custo e risco.
A ponte conta com vigas metálicas que totalizam 1.063 toneladas, garantindo resistência e durabilidade à estrutura. Para essa fase da obra, cerca de 60 colaboradores diretos e 20 indiretos atuaram na execução, possibilitando a conexão entre as margens norte e sul do Rio Vermelho. Essa interligação foi essencial para integrar dois pacotes de obras, facilitando o deslocamento das equipes e garantindo a continuidade da construção da superestrutura, que já foi iniciada.
Apesar do progresso expressivo, ainda há desafios pela frente. As próximas etapas incluem a armação e a concretagem do tabuleiro superior da ponte, fundamentais para a conclusão do projeto.
“Expresso meu reconhecimento a todos os profissionais envolvidos, tanto na execução quanto na orientação dos trabalhos, o empenho tem sido essencial para garantir um serviço de excelência, pautado na qualidade e na segurança “, destacou o Especialista de Planejamento do Projeto, Iuri Bolleli
A conclusão dessa fase reforça o compromisso com soluções inovadoras e engenharia de precisão, impulsionando o desenvolvimento logístico do estado.