Logo | Rumo logística

Mato Grosso tem RUMO. Mato Grosso tem PROGRESSO. Mato Grosso tem PREVENÇÃO. Luta contra a malária, clique aqui para saber mais.

Concurso fotográfico engaja colaboradores na preservação da biodiversidade do Cerrado | Rumo

Concurso fotográfico engaja colaboradores na preservação da biodiversidade do Cerrado

O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade, com animais distribuídos em diferentes habitats, sejam terrestres ou aquáticos. O Cerrado, reconhecido como o segundo maior domínio de vegetação do país, está entre as 25 hotspots (áreas com grande biodiversidade) terrestres mais importantes do mundo devido à sua alta diversidade biológica.

Com o avanço da construção da Ferrovia de Mato Grosso (FMT), colaboradores têm registrado a presença de diversos animais por meio de imagens e vídeos, reforçando a importância da preservação ambiental. Para sensibilizar e envolver ainda mais os trabalhadores nesse compromisso, foi lançado o concurso fotográfico “A vida no Cerrado – Pelos caminhos da FMT”.

A iniciativa quer conectar os participantes com a biodiversidade local, promovendo a conscientização e a proteção da fauna. O coordenador de Gestão Ambiental do projeto, Gustavo Botrell, diz que “a grande relevância do concurso é permitir que a gente enxergue o projeto pelos diversos olhares daqueles que trabalham conosco. A fotografia abre janelas para que possamos ver o mundo através da perspectiva de outra pessoa. Esse concurso, em especial, tem o poder de nos fazer refletir sobre o impacto da ferrovia na paisagem e lembrar que somos parte desse meio, independente de ser urbano ou rural. Acredito que teremos grandes imagens, e essa foi uma iniciativa muito acertada dos organizadores.”

Além de incentivar a conexão com o meio ambiente, o concurso também reforça princípios ambientais essenciais, como:

  • Atuar com responsabilidade ambiental – Executar atividades de forma sustentável e consciente.
  • Proteger a biodiversidade – Aplicar medidas de mitigação e controle ambiental para resguardar a fauna e a flora locais.

A auditora ambiental Maiara Miguel ressalta que “a fotografia tem um papel fundamental na sensibilização da sociedade sobre os impactos ambientais e na valorização da preservação da natureza.”

Com essa iniciativa, a Rumo reafirma seu compromisso com a preservação ambiental, transformando registros fotográficos em uma poderosa ferramenta de conscientização e engajamento na proteção do Cerrado.

As inscrições estão abertas de 16 de janeiro a 8 de fevereiro de 2025. Não perca a chance de mostrar sua visão do Cerrado Mato-grossense e contribuir para a valorização da nossa fauna e cultura visual.

Participe, inscreva-se e compartilhe sua visão! 🚂🌿