Mato Grosso tem RUMO. Mato Grosso tem PROGRESSO. Mato Grosso tem PREVENÇÃO. Luta contra a malária, clique aqui para saber mais.
Em abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Em vista dessa conscientização, o time socioambiental da Ferrovia de Mato Grosso (FMT), por meio do Programa de Educação Ambiental, promoveu o plantio de 17 mudas para os alunos da Escola Municipal Chico Mendes de Irenópolis – Juscimeira/MT. A ação incluiu espécies frutíferas e nativas, como Ipê, goiabeira, caju, amora, pitanga, limão, seriguela, embaúba, peroba branca e pinha. Com cerca de 45 participantes, essa atividade visou promover a conscientização ambiental entre os alunos.
Em alusão a essa data, a Rivoli Construtora preparou uma encantadora ação inclusiva e significativa, reunindo as crianças da Educação Infantil no pátio da unidade de ensino. Foi promovido um momento de diálogo e arteterapia sobre a temática do autismo.
Durante o evento, os estudantes receberam informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de maneira lúdica, abordando a importância desse dia. Além disso, realizaram pinturas com tinta guache nas mãos, utilizando as cores representativas do autismo.
Essa iniciativa faz parte de uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas nas escolas locais em torno das obras da Ferrovia de Mato Grosso ao longo do ano letivo. Estas ações integram o Programa de Educação Ambiental para Comunidade, que tem como objetivo desenvolver atividades educacionais que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes.
O principal objetivo dessas ações é garantir que todos os alunos possam desfrutar da escola de maneira igualitária, aprendendo, crescendo e convivendo de forma harmoniosa e inclusiva, sem preconceitos. Como observou a diretora da unidade de ensino, Leila Bassini: “É importante dialogarmos sobre essa data e promovermos esses movimentos na sala de aula com os alunos, enfatizando que, quanto mais nos informamos, mais aprendemos sobre a diferença humana e menos preconceito teremos.”, ressaltou a professora.
Confira mais sobre essa iniciativa: