Mato Grosso tem RUMO. Mato Grosso tem PROGRESSO. Mato Grosso tem PREVENÇÃO. Luta contra a malária, clique aqui para saber mais.
No Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, foi dado o passo inicial do Projeto Todos Pelo Araguaia, com o plantio de mudas no Parque Estadual Serra Azul. A ação é uma etapa importante do compromisso da Rumo com a compensação ambiental das Áreas de Preservação Permanente (APPs) interceptadas pelas obras da Ferrovia de Mato Grosso (FMT). Representantes da Gestão Socioambiental da Rumo, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA/MT), do Programa Todos pelo Araguaia e da VM Sebin participaram do evento.
Vanessa Viana, especialista ambiental de flora do Projeto, destaca a relevância dessa iniciativa. “O Programa Todos pelo Araguaia é motivo de muita comemoração pelo time de Gestão Socioambiental da Rumo. Por meio desta parceria, a companhia poderá recuperar fragmentos florestais do Alto Araguaia, promovendo a manutenção da biodiversidade. Esta é a Rumo em mais uma ação com foco no desenvolvimento sustentável.”
O Plantio Compensatório é uma medida essencial para mitigar os impactos ambientais, visando restaurar a vegetação nativa e proteger espécies da flora, especialmente aquelas que se encontram ameaçadas ou protegidas.
Em parceria com a SEMA/MT, a Rumo firmou um Memorando de Entendimento no dia 10 de abril de 2024, comprometendo-se a realizar o plantio de 212 hectares nas áreas licenciadas da ferrovia. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo de recuperação ambiental, visando compensar a supressão da vegetação em APPs e contribuir para a sustentabilidade da região.
O Programa Todos pelo Araguaia se destaca como uma ação de recuperação ecológica externa para a recuperação de áreas degradadas, preservação de recursos hídricos e fortalecimento da biodiversidade local.
Acompanhe mais sobre a ação: