Mato Grosso tem RUMO. Mato Grosso tem PROGRESSO. Mato Grosso tem PREVENÇÃO. Luta contra a malária, clique aqui para saber mais.
A demanda por transporte de grãos e produtos industrializados no centro do país vem crescendo e será beneficiada com uma malha ferroviária moderna e capaz de escoar com mais eficiência a produção da região.
Um projeto robusto que vai conectar o Estado de Mato Grosso e toda a região Centro Oeste ao país e ao mundo, transformando a logística ferroviária brasileira.
Uma iniciativa inovadora e um marco para a história de Mato Grosso, o contrato de autorização para construção da Primeira Ferrovia Estadual do Brasil foi assinado em 2021 pelo Governo do Estado de Mato Grosso e a Rumo.
No total serão 743 km de ferrovia, construídos com 100% de investimento privado. A Ferrovia que se chamará Senador Vicente Emílio Vuolo vai passar por 16 municípios, entre Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, com um ramal para Cuiabá. Tudo interligado ao Porto de Santos.
Reduzir as distâncias com grandes obras, realizadas de maneira sustentável e eficiente, faz parte da missão e do propósito da Rumo. Queremos movimentar o país com nossa logística moderna e eficiente.
A Ferrovia de Mato Grosso vai permitir uma significativa redução de emissões de carbono, garantindo a qualidade do meio ambiente, que gera preservação da fauna e da flora e qualidade de vida para todas as comunidades.
O projeto já contratou quase 5 mil colaboradores, movimentando toda a economia do Estado de Mato Grosso. Até o final das obras serão gerados 180 mil empregos diretos e indiretos.
A obra pioneira no país, autorizada pelo Governo de Mato Grosso, está inserida no Novo PAC do Governo Federal e também tem o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Federação da Indústria de MT (FIEMT), da Fecomércio MT, da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), dos Sindicatos Rurais de Campo Verde, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, entre outros, além da Associação Mato-grossense dos Municípios, e de cinco universidades do Estado de Mato Grosso.
Para projetar o melhor traçado para a ferrovia no estado de Mato Grosso, a Rumo realizou estudos com base em análises multicritérios, aerolevantamentos, utilização de tecnologia LIDAR e NIR e verificações em campo.
Foram priorizados locais que reduzam o impacto em áreas de conservação ambiental e em áreas urbanizadas, analisando os aspectos construtivos, de eficiência energética e segurança operacional.
O movimento como forma de evolução. Ao longo do Projeto, a obra irá
gerar novos e significativos postos de trabalho.
105 mil
41 mil
40 mil
Geração de novos empregos e efeitos
propagados na economia
Redução de acidentes nas rodovias
Ganho na cadeia de suprimentos
Aumento do recolhimento
de impostos
Compromissos com os ODS da ONU
Redução da emissão de CO2
Eficiência energética
Viabiliza logística para novos produtos
chegarem na região