Logo | Rumo logística

Mato Grosso tem RUMO. Mato Grosso tem PROGRESSO. Mato Grosso tem PREVENÇÃO. Luta contra a malária, clique aqui para saber mais.

20 de março – Dia Internacional dos Anfíbios / Save the Frogs Day | Rumo

20 de março – Dia Internacional dos Anfíbios / Save the Frogs Day

Para comemorar este dia, trouxemos imagens que revelam a beleza e a variedade dos anfíbios monitorados em nossos programas de proteção à fauna no Cerrado de Mato Grosso!

O dia foi criado com o objetivo de proteger e apoiar a conservação de todas as espécies de sapos no mundo. Aqui no Brasil, chamamos de “sapo” os anfíbios anuros que popularmente se dividem em sapos, rãs e pererecas. A fauna de anfíbios anuros no Brasil compreende 1.144 espécies conhecidas.

Uma curiosidade sobre esses animais é que apenas os machos vocalizam, utilizando esse canto principalmente para atrair fêmeas durante o período reprodutivo. A fêmea, por sua vez, avalia e escolhe um macho entre outros que vocalizam, na maioria das vezes em um sonoro coral em alagados, lagoas e áreas úmidas.
Apesar de muitas vezes serem temidos, esses animais desempenham importante função no equilíbrio da natureza, como o controle de populações de invertebrados (inclusive de mosquitos que podem ser vetores de doenças), mas também podem se alimentar de pequenos mamíferos, répteis e outros sapos, além de servirem de alimentos para muitos outros animais. Uma das principais causas de declínio populacional está relacionada a fatores como poluição, mudanças climáticas e perda de habitat.

No projeto de construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, a Rumo tem monitorado vários grupos de animais, inclusive anuros. Além disso, quando o assunto é sustentabilidade, o modal ferroviário é uma alternativa de transporte de carga que emite cerca de 7,6 vezes menos poluentes quando comparado com outros modais de transporte, como as rodovias, tornando-se eficiente na redução das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo assim para a proteção dos ecossistemas.

Figura 1: Phyllomedusa boliviana (perereca-da-folha). Foto: Viafauna

Figura 2: Trachycephalus typhonius (sapo-grudenta). Foto:Viafauna

Figura 3: Pseudis platensis (rã-paradoxal). foto:Viafauna

Figura 4 Rhinella diptycha (sapo-cururu) . Foto:Viafauna

Figura 5: Dermatonotus muelleri (Sapo-bode). Foto:Viafauna

Figura 5: Pithecopus hypochondrialis (perereca-macaco). Foto:Viafauna

Figura 7: Physalaemus centralis (Rã). Foto:Viafauna.

 

Figura 8: Boana albopunctata (perereca-araponga). Foto: Viafauna.